segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A ORIGEM DO REIKI

Muitas pessoas acreditam que o reiki é uma religião, mas não é. Reiki é uma filosofia de vida, assim como o budismo. É um método que busca a harmonização natural dos seres. Acredito que como primeiro passo vale contar a história do reiki a você, antes de aprofundar um pouco mais sobre a filosofia, ou o como nós, reikianos, vivemos no dia-a-dia e como esse viver interfere na energia do planeta e das pessoas.

Sou da linha do Dr. Mikao Usui, um sacerdote, que no final do XIX era reitor na universidade de Doshisha, em Kyoto, no Japão. Um dado dia, dr Usui foi questionado por um de seus alunos sobre se aceitava a bíblia, e ele disse que sim. Porém, o aluno continuou seus questionamentos, principalmente sobre como se processava a cura que Jesus aplicava. Esse questionamento plantou uma semente em seu ser, pois não sabia como responder à pergunta. Largou a universidade e foi morar em Chicago onde, por vários anos, estudou as escrituras sagradas tentando desvendar o segredo de Jesus e seus discípulos.

Sem encontrar resposta alguma, Usui voltou ao Japão e aprofundou-se na filosofia budista, e junto com um abade que também tinha interesse no assunto, estou as escrituras busdistas (Sutras). Mas também não encontrou resposta. Decidiu aprender o sânscrito para ter acesso aos textos budistas originais e a toda documentação que não forta traduzida.

Após sete anos, finalmente encontrou anotações de um discípulo de Buda que lhe deram as chaves, os símbolos e a descrição de como Buda curava. Mas, mesmo tendo descoberto, não possuía o poder da cura. decidiu então se exilar, buscando uma montanha sagrada para meditar em sua busca. Na montanha meditou 21 dias, para contar os dias, colova uma pedrinha a cada noite à sua frente . No 21º dia viu no horizonte luzes que vinham ao seu encontro, formando símbolos que ele havia descoberto nas anotações em sânscrito. Perdeu os sentidos e ao recobrá-lo, percebeu ter entrado em contato com o poder da cura que tanto porcurava.

A primeira constatação desse encontro foi que mesmo com 21 dias de jejum, não sentia fome, nem cansaço. A segunda, foi que em sua euforia de ter descoberto o segredo, machou o dedão do pé, e impondo suas mãos sobre o ferimento, percebeu que o mesamo havia se curado. Ao retornar, parou num albergue e recebeu refeição de uma menina que parecia estar com dores, impondo suas mãos curou-a. Quando regressou ao mosteiro, descobriu que seu amigo estava acamado, foi lá e curou-lhe também.

Feliz, Dr. Usui trabalhou durante sete anos curando doentes em guetos de mendigos no Japão. Algumas pessoas que haviam sido beneficiadas retornaram à vida antiga, pois não queriam assumir novas responsabilidades. Vendo isso, Mikau Usui sentiu a necessidade de criar as Máximas de Vida no sistema Reiki, que são:

  1. Hoje eu abandonarei minhas preocupações
  2. Hoje eu agradecerei todas as minhas bêncçãos
  3. Hoje eu farei meu trabalho honestamente
  4. Hoje reverenciarei meus pais e mestres
  5. Hoje serei gentil com todas as criaturas vivas

Essa é a história criada pelos ocidentais para a filosofia Reiki. Mas não importa, um reikiano quando recebe as bênçãos da energia do Amor Universal deve seguir os 5 preceitos do reiki para viver em harmonia. A energia do reiki move sua energia e toda energia ao seu redor, modificando sua vida, curando e empurrando você para a consciência de que somos todos responsáveis por nossas dores e alegrias.

2 comentários:

armanda disse...

Um bênção de 😍

armanda disse...

Um bênção de 😍

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.